Performances no Contemporâneo
4ª edição
FLUP - Sala de Reuniões (2º Piso)
Performances no Contemporâneo (4ªedição) - FLUP
Projeto de investigação/Ciclo de seminários
Convidados: Takako Hasegawa e Júlio Cerdeira
Choreography of Architecture - Embodied Fluidity in Transdisciplinary Practice
Takako Hasegawa
Takako Hasegawa cross-pollinates architecture with choreography. Founder of Dancing Architects, her medium is movement as an agency for architectural thinking and its creative process, investigating architecture and its experience through the lens of embodied choreographies. She collaborates with dancers on choreographic projects; facilitates performative architectural experiences; teaches architecture as movement; and leads Movement Labs internationally. Currently pursuing a PhD at the Architectural Association School of Architecture (AA) in London, she believes that choreographic exploration through the ‘analogue’ body invites a transformative shift in perception, while enabling us to naturally engage with human senses and emotions as values for architectural discourse. She advocates that moving together helps build trust with a deep sense of togetherness, ultimately contributing to our collective future. She has performed and presented her work in the UK and internationally, and has taught design studios at the AA, University of the Arts London, University of East London, and other courses.
HIDE TO SEEK | Processos coreográficos de desantropomorfização do corpo na sombra
Júlio Cerdeira
Júlio Cerdeira é um artista desenvolve trabalho nas áreas da dança, performance, teatro e cruzamentos disciplinares. Em 2015, licenciou-se em Teatro pela Universidade do Minho e em 2018 concluiu o Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE. Em 2019, co-fundou a BANQUETE – Associação de Investigação e Criação em Artes Performativas. Atualmente é docente na Licenciatura em Teatro e no Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE e doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Como criador-intérprete colaborou com artistas e estruturas como: Né Barros, Elisabete Magalhães, Gustavo Ciríaco, Rogério Nuno Costa, Sandro William Junqueira, Instável - Centro Coreográfico, Ballet Contemporâneo do Norte, Festival DDD - Dias Da Dança, Hosek Contemporary, Centro de Arte Oliva, Festival TRÊSPÊ, entre outros.
---
A procura da minha identidade autoral. Ou o trabalho de redescoberta do mundo através do som
José Alberto Gomes
José Alberto Gomes é um músico, artista sonoro, diretor artístico e investigador do Porto, Portugal. Licenciado em Composição Musical, estabeleceu fortes vínculos com as novas possibilidades tecnológicas e o papel da música no teatro musical, cinema, instalações e improvisação eletrónica, demonstrando um interesse particular em encontrar novas formas e novos "lugares" musicais. Doutorado em Informática Musical, com a tese Composing with Soundscapes - Capturing and Analysing Urban Audio for a Raw Musical Interpretation como bolseiro FCT. É professor na Escola das Artes - UCP, onde leciona Arte dos Novos Média, Som, Música e Computação, e coordenador do programa de doutoral em Ciência e Tecnologia das Artes. Apresenta-se regularmente em projetos públicos, tanto em projetos a solo como coletivos. É criador nas áreas de música e som para teatro e cinema, criação e programação para interatividade sonora em instalações e composição para eletrónicos e instrumentos.
www.jasg.net
----
Arte & Serviço — Dinâmicas relacionais e práticas de cuidado facilitadas pela Performance
Sónia Carvalho
Sónia Carvalho (1978, PT). www.soniacarvalho.com. Artista plástica, performer, professora, investigadora [ID+ (UA/DeCA] e CIEBA] e mãe. Foi investigadora subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2019 – 2023). Licenciada em Artes Plásticas, pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria. Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. No corrente ano obteve o Doutoramento em Belas Artes, especialidade de Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
----
A Performance dos Conceitos
Susana Caló
Susana Caló doutorou-se no Centro de Investigação em Filosofia Moderna Contemporânea, em Londres, com uma reconstrução da política da linguagem e da semiótica a partir do trabalho do ativista e psicanalista Félix Guattari. A sua investigação atual dedica-se a reconstruir histórias menores da psiquiatria e das disciplinas psi nas suas intersecções com lutas político-sociais mais amplas, e a vida colectiva de conceitos do pensamento francês do pós-guerra. É investigadora convidada no Departamento de Francês, do King's College London, e co-fundadora do Chaosmosemedia. Foi co-investigadora do projeto "Pragmatic Genealogy of Concepts" (KCL, fundado pela British Academy) e encontra-se a completar o livro " CERFI. Análise militante, Equipamento coletivo e Programação institucional' (com Godofredo Pereira), a publicar futuramente pela Minor Compositions.