Logo
Agenda < >

Exercício para uma coreografia

Victor Hugo Pontes

Como se começa uma coreografia? Pelo espaço, pelas palavras, pelos movimentos, pelas emoções ou sensações? Talvez por um conceito: descrever uma coreografia através de palavras, um elemento que a própria coreografia não usa. Construir assim os alicerces. Em Exercício para uma coreografia, começámos por desenhar um percurso no espaço. Depois, fomos complementando esse percurso com movimento, até construirmos uma sequência coreográfica. Fomos decompondo, adicionando, repetindo, multiplicando movimentos. Atribuímos-lhes um significado. Ainda não sabemos como construir uma coreografia, mas experimentámos várias possibilidades.

Victor Hugo Pontes

Nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel, e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália.
Como intérprete, trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos entre os quais se encontram Nuno Carinhas, Lygia Pape, Isabel Barros, Clara Andermatt, Charlie Degotte, David Lescot e Joana Craveiro.
June 2024
July 2024
October 2024
November 2024