Logo
Agenda < >

[título de trabalho]

Projeto no Âmbito do Programa Vaivém

Projeto no Âmbito do Programa Vaivém

"Vaivém - Encontro de teatro e dança junior” é um programa que tem como pressuposto a Escola encontra a Escola num cruzamento entre jovens alunos do balleteatro e alunos de outras escolas. Numa lógica de deslocação a outras localidades, propõe-se um encontro entre alunos, a partir da apresentação de um espetáculo de teatro, partindo de textos ou adaptações de textos do Programa Nacional da Disciplina de Português e/ou a apresentação de um espetáculo de dança partindo da revisitação de autores/obras marcantes da dança contemporânea nacional e internacional ou de projetos que abordem o cruzamento de várias linguagens artísticas.

[título de trabalho]

Como podemos inscrever-nos num texto muito anterior a nós mesmos, decidido como fundamental por alguém que não conhecemos? Como podemos tornar próximo um texto, ou uma ideia, ou o valor a que supostamente fará alusão, quando não visitamos as paisagens, não ouvimos como falam as suas gentes, não vimos nos mapas onde ficam as margens de cada texto que devemos aprender de cor, e depois verter em respostas sem erros e com acordo? Como podemos, afinal, reclamar pertença a palavras que descrevem outras pertenças, e fazer dessas as de quem nos ouvirá? Como saber? Como ler? Como fazer?

[título de trabalho] que é ainda, e será durante muito tempo, o título de trabalho deste exercício, é uma vontade de cruzamento entre os textos de leitura obrigatória na disciplina de português do ensino secundário, e o seu contracampo. Ou seja, outros textos, outros temas e outros autores, contemporâneos desses de leitura obrigatória, mas que ou são mais ricos, ou opostos ou explicitamente críticos, desses e das razões de escolha. Ainda, convocar-se-ão as histórias oficiais, essas narrativas contadas pela disciplina de História, bem como as interpretações que, pela Filosofia, possamos fazer desses textos. Isto se, claro, na altura, estas disciplinas ainda existirem ou tiverem esses nomes. Por fim, e uma vez que importa tornar efetivamente nossas – deles, na verdade, dos alunos para quem os vai ouvir – as referências, a cada Camões, Camilo, Eça, Agustina, Vergílio, Cesário, Vieira, Brandão, Sophia, Saramago, Pessoa, Garrett, Vieira, Vicente e tudo quando é recorrentemente recomendado como livros de verão e presentes de natal que nunca falham, cada um dos alunos trará as suas leituras, nos formatos que entender, para com elas poder tornar, realmente, partilháveis, as suas leituras obrigatórias.

Tiago Bartolomeu Costa, 6 Julho 2023 

February 2024
March 2024
April 2024