Corpo em Promoção / Body on Sale | Beatriz Albuquerque
5 JUL 2025 | 17h10
Performance & Instalação
Corpo em Promoção / Body on Sale - Beatriz Albuquerque
20’
No Centro Comercial de Cedofeita — espaço que marcou uma geração com a promessa do progresso, do consumo e da liberdade — a artista Beatriz Albuquerque instala-se como presença dissonante. Em "Corpo em Promoção", a performance transforma corredores comerciais em corredores críticos, explorando os estereótipos que colam ao corpo: os que se vendem, os que se impõem, os que se repetem.
Corpo-género, corpo-produto, corpo-anúncio. Beatriz Albuquerque reconfigura a linguagem dos gestos domesticados pela publicidade e pela cultura visual de género, para os colocar em crise. Através de movimentos que oscilam entre o artificial e o orgânico, entre a exposição e o colapso, a artista interroga o modo como os corpos — especialmente os femininos e dissidentes — são condicionados pelo espaço público, pelas vitrines sociais e pelas promessas de “valor acrescentado”.
A performance é uma deriva entre corpos e vitrines, entre o visível e o descartado, em diálogo direto com a história do espaço: lugar de encontros contraculturais, de experimentação artística e agora, em transição. Os gestos repetem-se como manequins coreografados, mas colapsam sob o peso da crítica, da memória e da resistência.
“Corpo em Promoção” questiona como nos vemos — e somos vistos — numa sociedade que molda e vende identidades como produtos.
Beatriz Albuquerque (Porto, Portugal) é artiste, performer, professore e investigadore. Tem o Doutoramento pela Columbia University em Nova Iorque com uma Bolsa Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com uma Bolsa Fulbright/ Fundação Luso-Americana. Concluiu a Licenciatura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Master of Fine Arts no The School of the Art Institute of Chicago. Foi galardoade com vários prémios e menções como o Myers Art Award pela Columbia University, Nova Iorque assim como, o Prémio Revelação pela 17ª Bienal de Cerveira em Portugal e o Prémio de Performance Ambient Series, PAC/edge Performance Festival, Chicago. Tem colaborado com centros de investigação, cátedras e institutos europeus e americanos, integrando projetos, pronunciando conferências e publicando como ensaística que coloca em diálogo as suas áreas de formação e interesse científico como pela interdisciplinaridade dos media a que recorre, entre eles, desenho, imagens em movimento, fotografia, instalação e sobretudo performance. Tem vindo a realizar várias exposições individuais e colectivas, a nível nacional e internacional destacando-se alguns lugares onde apresentou o seu trabalho: Museum of Contemporary Art of Chicago, Chicago Cultural Center em Chicago; Chelsea Art Museum, The Kitchen, Emily Harvey Foundation, Anthology Film Archives, Queens Museum, MoMA PS1 em New York; 10th International Istanbul Biennial na Turquia; 2nd Thessaloniki Biennale of Contemporary Art na Grécia; Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia em São Paulo; Museo de Arte Contemporânea de Bogota na Columbia; Museo de Arte Contemporânea de Caracas na Venezuela; Galeria Graça Brandão, Plataforma Revolver em Lisboa; Museu de Serralves, Galeria Nuno Centeno, Galeria MCO no Porto, entre outros. www.beatrizalbuquerque.com